De nome cientifico (Mentha sativa), ou simplesmente Menta, a hortelã é conhecida não só pelo seu sabor, mas também pelo gostoso aroma e valor terapêutico. No mundo inteiro, suas folhas, aroma, óleo essencial e chá são famosos.

Dentro das suas propriedades nutricionais está a ajuda à desordem no sistema digestivo, como prisão de ventre, gases, dores de barriga ou estômago. Basta consumir o chá após as refeições para se beneficiar das propriedades.

Para os que sofrem náuseas ou enjoos matinais, a hortelã é muito favorável. Os óleos voláteis na hortelã também são usados largamente como descongestionantes nasais pelas indústrias farmacêutica.


Fazer gargarejo com o chá da erva é excelente para o hálito, elimina aftas e infecções da boca em geral. O vapor do chá ajuda no alívio de tosses, entre outros problemas de garganta, favorecendo a expectoração.

Para as pessoas que querem fazer a famosa dieta detox, a hortelã ajuda a desintoxicação e eliminação das toxinas do organismo. Veja algumas receitas para acrescentar a hortelã ao seu dia a dia.

Ingredientes:

- 1 colher de sopa de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê);
- 1 xícara de água;

Modo de Fazer: Coloque a hortelã em um recipiente e deite sobre ela a água a ferver. Tampe e, deixe em infusão durante 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce, se necessário, e tome ainda quente.

Ingredientes:

- 1 pepino
- 1 maçã
- 1/2 cenoura
- 1 folha de couve
- folhas de hortelã
- raspas de gengibre
- 100ml de água (ou água de coco)

Modo de Fazer: Bater bem e coar se necessário

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de morangos fatiados finos
Para o molho:
- ¼ xícara de chá de suco de abacaxi
- ¼ xícara de chá de suco de laranja
- 1 pitada de gengibre em pó
- 1 pitada de cravo em pó
- 1 colher de chá de amido de milho
- 2 colher de sopa de adoçante em pó
- Hortelã fresca
- Sementes de papoula (opcional)
- Sementes de papoula para polvilhar (opcional)

Modo de Fazer: Arrume os morangos em dois pratos de sobremesa; Numa panela, misture o suco de abacaxi, o de laranja, o gengibre, o cravo, o amido, o adoçante e a hortelã. Quando ferver, retire e espere amornar; Regue os morangos e salpique as sementes de papoula.

Ingredientes:
- Couve manteiga crua – 2 cubos de gelo de couve.
- Salsa – 1 colher de sobremesa
- Abacaxi – 1 fatia média
- Água de coco – 350ml
- Hortelã- 3 folhas
- Limão para suco- 1/2 unidades
Modo de Fazer: Passar a couve manteiga no liquidificador com um pouco de água. Coar e colocar em formas de gelo; No copo do liquidificador, bata bem a água de coco, a couve (cubos) e a salsinha. Acrescente o abacaxi, gotas de suco de limão, a hortelã; Bata até ficar bem homogêneo. Dica: se quiser substitua o abacaxi por melão. Adoce, caso seja necessário.

Ingredientes:

- 1 kg de abobrinha bem pequenas
- 1 colher de sopa de óleo de canola
- Sal a gosto 4 raminhos de hortelã picado
- ¼ de xícara de chá de vinagre de maçã
- 1 dente de alho
- Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Fazer: Descarte as postas das abobrinhas. Corte-as em rodelas com cerca de 0,5cm de. Polvilhe-as com sal e arrume-as espaçadas em uma única camada numa assadeira. Leve-a ao forno (90ºc) por meia hora somente até secarem. Aqueça o óleo numa frigideira e refogue a abobrinha de 3 a 4 minutos. Escorra-a em papel absorvente. Arrume metade dela em uma assadeira, salpique com hortelã e coloque por cima a outra metade. Aqueça o vinagre com alho até ponto de fervura e despeje sobre a abobrinha. Acrescente 3 colheres de sopa de manteiga em que a abobrinha foi refogada. Tempere com sal e pimenta. Deixe tomar gosto por pelo menos 2 horas; o ideal é de um dia para o outro, mexendo de vez em quando.