15.abr.2014

Para comer chocolate sem culpa!

chocolate-sem-culpa
- Prefira os amargos, com maior teor de cacau possível para se aproveitar de seu benefícios. Veja aqui o post comparando os tipos de chocolate.
- O chocolate tem efeito positivo sobre o humor graças a sua quantidade de magnésio, teobromina, feniletilamina e triptofano.
- Para não engordar, o máximo que se deve consumir é 30g ao dia (que equivale a um tablete pequeno). Mas evite o chocolate branco que é rico em gordura.
- Saboreie cada pedaço do chocolate, devagar, para não devorar uma barra ou um ovo de uma vez!
- Se for um chocólatra inveterado, coloque o chocolate na geladeira. Gelado ele demora mais para derreter na boca e você acaba comendo menos!

Cuidados:
- Evite o chocolate se você sofre de enxaquecas pois o chocolate, assim como o vinho, possui amimas vaso ativas que podem provocar dilatação das veias, provocando dor de cabeça.
- Se você é propenso a cálculos urinários e renais, também deve evitar um consumo grande pois o chocolate é rico em oxalato, principalmente o amargo.

14.abr.2014

Qual é o melhor chocolate para se consumir na Páscoa?

melhor-chocolate-pascoa
Você já deve ter ouvido falar que o Cacau é rico em antioxidantes e sua concentração de flavonóides pode ser ainda maior do que a do Chá Verde e do Vinho Tinto. Por isso, o cacau tem a capacidade de proteger as artérias dos danos do colesterol alto, evitar a formação de coágulos no sangue, permitir uma melhor circulação, entre outros aspectos.

Mas não se engane. Nem todo chocolate tem todas as essas propriedades.

chocolate-amargo
Hoje em dia é fácil achar chocolates com alto teor de cacau, de 70% até 90%! Esses são sem dúvidas os melhores para quem não abre mão deles, tanto no dia a dia quanto na páscoa. Os chocolates amargos com alto teor de cacau têm menos açúcar na composição e muito mais antioxidantes, tendo até benefícios para sua saúde.

chocolate-ao-leite-branco
Normalmente, os chocolates ao leite possuem mais manteiga de cacau, o que significa maior porcentagem de gordura, menor efeito benéfico para o organismo e possível ganho de peso. Os chocolates brancos têm ainda mais gordura e são basicamente compostos de manteiga de cacau e açúcar, sem nenhuma ação benéfica.

chocolate-diet
Muito cuidado com os chocolates diet! Eles são indicados para pessoas que não podem ingerir açúcar, como diabéticos. Mas apesar de não conterem açúcar, normalmente tem ainda mais gordura que os chocolates normais. A adição de gordura “extra” é feita para que o chocolate não perca em sabor com a retirada do açúcar.

chocolate-soy
Quando comparamos o teor de gordura do chocolate com leite de soja com o tradicional, não vemos grandes diferenças. Mas o de soja é uma ótima opção para os intolerantes à lactose. Por ser de origem vegetal, não contém colesterol.

11.abr.2014

Suco Funcional de Melancia e Linhaça

Que tal já começar a preparar o seu organismo e seu corpo para o feriadão que vem aí? Além de entrarmos em clima de férias, vai ser difícil fugir dos chocolates e dos pratos “gordos”. Por isso, é ótimo que nosso organismo esteja na melhor forma para aguentar o que vem por aí:
suco-melancia
Ingredientes:
1 copo (200 ml) de suco de melancia (2 fatias médias)
2 folhas de hortelã
1 pitada de gengibre em pó
1 colher de sobremesa de semente de linhaça.

Modo de Fazer: Bater tudo no liquidificador

10.abr.2014

Suco de Detox de Maçã e Pepino

Esse suco combina o poder diurético do pepino e da água de coco. A maçã vem trazendo os flavonóides (anti-oxidante super poderoso!) e as fibras que vão garantir saciedade. A hortelã ajuda na digestão e juntos esses alimentos têm o poder de ajudar na expulsão de toxinas!

suco-detox-maca
Ingredientes:
1/2 maçã média
1/2 pepino médio
2 cubos de gelo de água de coco
3 folhas de hortelã

Modo de fazer: Bater todos os ingredientes no liquidificador.

08.abr.2014

Brownie Sem Glúten, Sem Leite e Sem Ovo

brownie-sem-gluten-sem-lactose

Ingredientes:
½ xícara (chá) de cacau em pó
½ xícara (chá) de farinha de banana verde
1 xícara (chá) de farinha sem glúten
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
¾ de xícara (chá) de nozes
½ colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio
¼ de xícara (chá) de óleo de coco
½ xícara (chá) de água de coco
½ xícara (chá) de leite de soja

Cobertura:
5 colheres (sopa) de cacau em pó (44g)
10 colheres (sopa) de açúcar mascavo (136g)
1 xícara (chá) rasa de água de coco (200ml)

Modo de Fazer: Peneire o cacau, as farinhas e o açúcar, e coloque-os em uma mesma vasilha. Pique as nozes em tamanho pequeno e adicione-as a essa vasilha. Acrescente o bicarbonato, o óleo, a água de coco e o leite de soja. Misture até ficar uma massa homogênea. Unte uma fôrma e coloque a massa. Leve ao forno médio (180ºC), preaquecido, e asse por 40 minutos ou até que, ao espetar um palito no centro do brownie, ele saia seco.
Cobertura: Peneire o cacau e o açúcar, e coloque em uma panela. Adicione a água de coco e leve ao fogo. Quando ferver abaixe o fogo e mexa até formar um creme. Coloque a cobertura sobre o brownie e sirva frio.