24.out.2014

Outubro rosa – alimentação e o câncer de mama

outubro rosa arte

OUTUBRO ROSA – O que é? Como surgiu? Pra que serve? Qual a mensagem? Como a alimentação contribui?
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento iniciou nos Estados Unidos e com o tempo foi sendo aderido por diferentes países.
O objetivo é mostrar a importância da luta contra o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Todas as ações são direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população, inicialmente as cidades se enfeitavam de laços rosa, principalmente em locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfiles de modas com sobreviventes de câncer de mama, entre outros eventos.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de uma tão nobre causa. Vamos aproveitar esse mês comemorativo para falar um pouco sobre como a alimentação e estilo de vida saudável são importantes para prevenção do câncer de mama. Mais importante que realizar o diagnóstico precoce, é prevenir as principais causas associadas.
O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete e mais mata mulheres em todo o mundo. A idade é um dos mais importantes fatores de risco. O aparecimento da doença aumenta rapidamente até os 50 anos. Após essa idade, ocorre de forma mais lenta, o que reforça a participação dos hormônios femininos na causa. A história familiar de câncer de mama está associada a um aumento no risco de cerca de duas a três vezes para o desenvolvimento da doença. Amamentação, prática de atividade física e alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver a doença.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados por medidas como: dieta saudável, prática de atividade física regular e manutenção do peso ideal.

Os componentes da alimentação mais associados à prevenção do câncer de mama são: ácidos graxos ômega 3, encontrado principalmente nos peixes como salmão e sardinha; fibras (frutas, legumes, verduras e grãos integrais) pois levam a diminuição de estrogênios bioativos no sangue, além da possível ação anticarcinogênica dos fitatos; vitaminas A, C, E, folato e selênio, principalmente pela defesa contra as espécies reativas de oxigênio, que são responsáveis por danos ao DNA; além dos fitoquímicos como lignana (linhaça), isoflavonas (soja), os isotiocianatos (crucíferos) e o dialilssufeto (alho, cebola, alho poró, cebolinha) agem de formas diferentes mas todos contribuindo para diminuição do risco de desenvolvimento do câncer de mama.

Então, pratique atividade física, mantenha-se com peso adequado e cuide de sua alimentação, para evitar algo, que de fato pode ,muitas vezes, ser evitado! Só não esqueça que o acompanhamento com profissional capacitado é sempre a melhor opção.

22.out.2014

Alimentos afrodisíacos

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Será mito ou verdade que certos alimentos têm a capacidade em atuar sobre a libido e potência sexual de homens e mulheres?
Comprovações científicas sobre a ação afrodisíaca de um alimento específico de fato são escassas, mas muitos são os estudos realizados com os nutrientes e compostos bioativos a fim de justificar seus efeitos positivos no desempenho sexual. Tais efeitos são principalmente a modulação hormonal e a ação estimulante- esta última envolvendo tanto o sistema nervoso central quanto o circulatório.
O Zinco das ostras, castanhas e sementes tem grande importância na adequação dos níveis de testosterona e na produção de esperma, além de aumentar a performance muscular e o tempo de vida dos espermatozóides. A vitamina E do gérmen de trigo, óleos de linhaça, gergelim e macadâmia, estimula a produção de estrógeno, aumentando a libido.
Já a arginina dos cereais integrais e frutas oleaginosas promove vasodilatação e aumento do fluxo sanguíneo, levando mais nutrientes às células e reduzindo o risco de impotência. A feniletilamina, presente no cacau, ginseng e na catuaba é capaz de aumentar a disposição e a sensação de prazer. A serotonina, por sua vez, potencializa a sensação de bem estar; que muitas vezes está relacionada com o desempenho sexual.
Alguns alimentos termogênicos, como o gengibre, a canela, a noz moscada e as pimentas, aumentam a temperatura corporal e o metabolismo energético, o que também ajuda na libido!

17.out.2014

Metabolismo – entenda como funciona e o que fazer para melhorar o seu!

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O metabolismo acontece principalmente nos músculos e no fígado – este porque eles concentram grande parte das células produtoras de energia que são chamadas de mitocôndrias. Estas células são responsáveis por um maior ou menor gasto energético. Já no tecido de gordura não existem estas células, existem células adiposas que armazenam energia me forma de gordura. Portanto a quantidade de musculo de uma pessoa está diretamente relacionada ao seu gasto energético e metabolismo. De qualquer forma não se pode afirmar que as pessoas magras apresentam o metabolismo mais acelerado, o mais comum é que de fato apresentem, e que dessa forma, pessoas que são magras tendem a ter um metabolismo mais ativo, mas isso não é regra! Não só da quantidade de musculo e gordura depende o metabolismo, mas também do estilo de vida de cada um incluindo alimentação, exercício, trabalho, fatores psicológicos, qualidade de sono, etc…
A maioria das pessoas pensam que emagrecer só é possível se reduzirmos as quantidades de calorias da dieta e isso não é real. Para emagrecer é necessário nutrir adequadamente o corpo pois somente com o corpo bem nutrido, o metabolismo funciona de verdade. A atenção ao consumo calórico é sim importante para emagrecer, mas não apenas isso. Um outro fator contribuinte a ser considerado é: uma redução muito intensa da sua ingestão calórica padrão, pode acarretar, em algum momento em uma alteração negativa do metabolismo. Isso se dá pois poucas calorias ingeridas de forma errada geram perda de massa muscular, reduzindo , desta forma, o metabolismo corporal. Buscar por equilíbrio e nutrição adequada é a melhor forma de aumentar o metabolismo e emagrecer. O corpo tende a se acostumar com seu consumo calórico médio. Portanto se você passa muito tempo ingerindo poucas calorias durante o dia, a tendência é o corpo se adaptar a este baixo consumo calórico e acabar gastando menos energia.
Para que o metabolismo fique ativo, esperto e para que não ocorra redução da massa magra, que é super importante para a manutenção da taxa metabólica alta, é preciso dar atenção a alguns fatores:
- Comer saudável e de forma adequada as necessidades (um nutricionista funcional pode ajudar).
- Não dormir com fome – jatar leve e saudável ou lanche leve e saudável no final do dia mantém o metabolismo trabalhando. A hipoglicemia acontece quando ficamos muito tempo sem comer e isso reduz a taxa metabólica e pode causar perda muscular.
- Não pular refeições – Quando ficamos muito tempo sem comer, o corpo entende que não estamos ingerindo comida suficiente. Por isso, o organismo acaba estocando gordura extra para suprir os momentos de jejum e diminuindo o metabolismo para que não gastemos calorias que não repomos.
- Beber bastante água – Não beber água o suficiente pode te deixar com a sensação de cansaço e com o metabolismo mais lento. Estudos mostram que pessoas que tomam mais de 12 copos de água por dia queimam mais gordura do que pessoas que bebem apenas 4 copos.
- Comer verduras e legumes – São alimentos que exigem maior gasto energético para serem digeridos portanto melhoram a taxa metabólica. Além de serem ricos em nutrientes que modulam as funções metabólicas.

16.out.2014

O que você sabe sobre a gelatina?

gelatina

Muita gente acredita que a gelatina é uma grande aliada nos momentos de dietas mais rígidas, correto? E que além disso, ela também é útil para fortalecer pele, unhas e cabelos e combater a flacidez graças ao colágeno presente em sua fórmula. Será que isso tudo é verdade? A gelatina é uma substância translúcida, incolor e inodora, obtida através do tecido conectivo de animais. É um tipo de proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno, em que as ligações moleculares naturais entre fibras separadas de colágeno são quebradas, permitindo o seu rearranjo dentro do organismo. Ela funde com o calor e solidifica quando o calor cessa. Misturada com água a gelatina forma uma solução coloidal. A questão é: a versão que encontramos nos supermercados, possui muito açúcar e conservantes e muito pouco de proteína. A gelatina de mercado é uma mistura de corantes artificiais, conservantes, açúcar, adoçante e contém a proteína e colágeno em quantidades muito baixas, não apresentando efeitos benéficos para pele e flacidez. Portanto, é importante ter cautela no uso desta gelatina industrializada, principalmente com crianças, pois contém muitos aditivos, pode conter alta quantidade de açúcar se for a opção comum ou de edulcorantes no caso das opções diet e da light. Uma boa forma de se conseguir uma gelatina mais saudável é utilizar a opção sem sabor ou o agar agar em pó – que é uma gelatina vegetal retirada de algas marinhas; a partir daí, você pode dar sabor utilizando sucos naturais e/ou frutas picadas. Lembrando que ela passa a ser uma sobremesa de melhor qualidade, porém continua sem grandes efeitos na pele ou flacidez.

15.out.2014

Hábitos que impedem a perda de peso (parte 3)

habitos final

Muita gente, mesmo se esforçando, tem dificuldade para eliminar aquelas calorias a mais. Você mantém uma alimentação regrada, se exercita, faz tudo certo, mas… Não consegue emagrecer? Já pensou que isso pode estar sendo provocado pela prática de alguns hábitos aparentemente totalmente inofensivos? Aqui vão nossos últimos exemplos do que parar de fazer já!
8) Esquecer de beber água:
Beber bastante água ao longo do dia contribui para sensação física de saciedade e para dar um “UP” no metabolismo, fazendo com que se gaste mais energia e assim favorecendo a perda de peso. Além disso, a água contribui para o bom funcionamento intestinal e também dos rins, eliminando as toxinas e evitando a retenção de líquidos/inchaço.
9) Achar que um diazinho de preguiça sem atividade física não tem importância:
Faltar a academia no dia em que está doente ou que tem uma reunião de trabalho inesperada não quebra o ritmo da atividade. Mas ficar de preguiça e encontrar sempre uma desculpa para não treinar pode ser fatal! Este episódio pode iniciar um ciclo vicioso de falta de disposição e motivação mental e a cada dia fica mais difícil retomar… Então, xô preguiça!!!
10) Apenas beber sucos de fruta ao invés de comer as frutas:
Ao comer a fruta in natura o organismo recebe um maior aporte de fibras, o que associado à mastigação, favorece a saciedade. A liberação de açúcar na corrente sanguínea ocorre de forma mais lenta se comparado à ingestão do suco, mantendo a energia por mais tempo. Além disso, para preparar um bom suco são necessárias porções maiores da fruta, o que o torna mais calórico.
11) Não descansar bem à noite:
Dormir mal ou poucas horas durante a semana atrapalha bastante quem precisa chegar ao peso ideal. A privação costumeira de um sono regenerador leva à alterações hormonais importantes para o controle do peso corporal. Substâncias que estimulam o apetite são produzidas em maior quantidade, enquanto aquelas que inibem o apetite são secretadas muito abaixo do que seria o normal, resultando em caos total: mais fome, mais vontade de comer, menos saciedade, menos controle sobre a ingestão de junk foods…